Dúvidas

Qual a sua dúvida?
A resposta pode estar aqui!

Além do transformador, outro aparelho elétrico que é indicado para ter por perto é o inversor de tensão. Ele é um acessório que consegue disponibilizar uma fonte de energia mais potente para determinada tensão. Por exemplo, o acendedor de cigarro presente nos carros funciona a uma tensão de 12V. Em viagens muito longas, aproveitamos para usá-lo como carregador para nossos celulares ou notebooks. Como a sua tensão é muito baixa, o tempo de recarga tende a ser mais lento. Usando um inversor de energia, você consegue inverter a energia para que os aparelhos recebam uma tensão mais potente (de 110V ou 220V). Assim, você consegue carregar o seu equipamento diretamente no seu carro. Ou seja, é um aparelho que pode converter baixas tensões em uma alta tensão. Portanto, o seu uso é indicado normalmente para os 12V. Antes de usar, verifique se o local onde ele será colocado é ventilado e longe da água para evitar qualquer acidente.

Você já deve ter passado por uma situação onde comprou um aparelho elétrico e, ao conectá-lo na eletricidade, percebeu que as tensões não eram correspondentes. Esse cenário pode gerar muita dor de cabeça e culminar até na troca do aparelho. Para não precisar perder dinheiro ou recorrer a um profissional para transformar a voltagem da sua tomada, você pode adquirir um autotransformador: a sua principal função é a transformação da corrente elétrica. O transformador que você encontra na Leroy Merlin normalmente transforma uma saída de 110V para 220V e vice-versa. Assim, você consegue usar um eletrodoméstico de 110V em uma tomada de 220V sem grandes problemas. Ele não tem mistério nenhum: basta você colocá-lo diretamente na tomada. Uma grande vantagem é que o seu transformador não precisa ficar instalado em uma tomada fixa. Ele pode ser usado em qualquer lugar e ainda permite que você troque sempre que achar necessário.

Se você pelo menos não tem um em casa, com certeza já deve ter ouvido falar do filtro de linha. Ele se parece com uma régua e possui várias entradas para que você conecte diferentes tomadas de eletrodomésticos e eletrônicos em geral. Eles são normalmente confundidos com a extensão, mas sua principal diferença é que, além de permitir conectar mais de um aparelho, também funcionam como uma proteção: como o nome sugere, eles funcionam com uma filtragem para tensões, evitando a queima de aparelhos quando há descargas elétricas. Algumas pessoas têm dúvida se o transformador e o filtro de linha podem ser usados simultaneamente. Você pode conectar um autotransformador no seu filtro sem grandes problemas, só é preciso ficar atento quanto a voltagem que os aparelhos irão consumir.

O transformador isolador, tem a mesma função do autotransformador, ou seja, transformar determinado valor de tensão para um outro nível mais baixo (ou mais alto), porém, o secundário é obtido de um enrolamento totalmente isolado do primário. Neste tipo de transformador, como não há ligação física entre o primário e o secundário (apenas indução magnética), as perturbações existente ou provocada na rede de alimentação, não serão transferidas a saída, sendo filtradas pelo transformador isolador.

Os transformadores comerciais adquiridos em casas especializadas, não oferecem a possibilidade de aumentar ou diminuir o valor da sua tensão na saída pois não possuem TAP (terminal de ajuste de potencial) de ajuste. Os transformadores destinados a distribuição de energia utilizado pelas concessionárias, apresentam esta possibilidade pois possuem os TAP´s, o que é largamente utilizado pelas concessionárias quando algum consumidor reclama que sua “luz” está baixa. A concessionária faz um estudo e não sendo constatada uma sobrecarga, é então feito o ajuste no TAP do transformador. Estes TAP´s podem estar disponíveis tanto na entrada quanto na saída do transformador, ou nos dois lados.